Documentaçao
(Claudinei Gonçalves)
Introdução:
A busca pelo conhecimento e formação profissional, fez com que a partir de 1839, diversos jovens deixassem seus lares em diversas regiões do país e do mundo, de cidades vizinhas e mesmo desta cidade, e ingressaram nesta Escola em busca de um conhecimento que não só os valessem como fonte de renda e estatus, mas que pudessem prover conforto e cura a toda a humanidade na hora do sofrimento e dor.
Frequentavam não só este estabelecimento, mas toda a cidade durante o tempo necessário para sua formação, interagindo e relacionando social e culturalmente, deixando aqui seus legados, mas levando consigo todo o carinho e respeito desta sociedade que o acolheu durante este tempo.
Justificativa:
Muitas vezes recebemos nesta escola os ex- alunos na busca de recordações dos tempos em que aqui estudavam. Geralmente acompanhado de seus familiares, buscam nos quadros de formatura relembrar ou mostrar para aqueles que o acompanham sua foto, fato que o faz com muito orgulho. É comum também vê-los relatando através dos quadros de formatura suas saudosas relações de amizade e carinho com os colegas de turma, professores, funcionários e colegas de moradias.
Outro fato corriqueiro é a presença de familiares ou conhecidos destes alunos que buscam através destes quadros relembrarem, rever ou mesmo conhecer a imagem de seus antepassados e amigos.
Estas imagens, fonte de recordação e memória, são também excelentes fontes de estudo para pesquisadores de diversas áreas como a fotografia, história e a arte. Arte esta expressa de diversas formas, que retratam tanto o período histórico da época quanto o desenvolvimento tanto das técnicas fotográficas expressa desde os painéis de fundo ao suporte utilizados nestas obras por quase dois séculos.
Estes fatores já justificariam a criação desta sala, principalmente para os ex- alunos e para o público especializado, tendo em vista que: retratar a memória desta instituição, como é um dos