gestao da enfermagem
"na sociedade do conhecimento, a educação é universal e os níveis de educação crescem para as novas áreas de conhecimentos que requerem mais treinamento e educação atualizada para sua aplicação".
O desenvolvimento desta sociedade está possibilitando novas maneiras de pensar, está propiciando a emergência de uma nova consciência que,
nas relações pessoais, enfatiza "honestidade, a inexistência de uma conduta social imposta e a rejeição de relações de autoridade e subserviência".
A transição de uma sociedade industrial para uma sociedade de conhecimento está atingindo diretamente as organizações, as quais estão passando por reestruturações com vistas a flexibilizar as comunicações e facilitar o fluxo das informações entre os trabalhadores, o que requer um novo estilo de administração, no qual a liderança representa uma força fundamental.
Dentre as organizações atingidas, estão aquelas que prestam "serviços especializados baseados em alto nível de conhecimento, que se tornarão cada
vez mais a organização dominante na economia".
Assim, estão incluídos os serviços de saúde e os hospitais.
O ENFERMEIRO-LÍDER COMO FONTE CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
Liderança em enfermagem é um processo por meio do qual uma pessoa, que é o enfermeiro, influencia as ações de outros para o estabelecimento e para o alcance de objetivos.
A liderança exercida pelo enfermeiro está vinculada ao modo pelo qual a prestação da assistência de enfermagem está estruturada os papéis de monitor, disseminador e portavoz serão processados pelo enfermeiro em função da modalidade de assistência empregada e do estilo de liderança adotado.
O enfermeiro trabalha apenas com um paciente e procura alcançar todas as suas necessidades.
A organização desta assistência é muito simples, uma vez que a relação é de um para um, e isto propicia ao enfermeiro o exercício de uma liderança estritamente voltada para a