gestao comercial
REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
Práticas de ações de planejamento e ações de organização nas empresas modernas
Um dos maiores impeditivos de sucesso nas organizações modernas é a falta de planejamento Estratégico da informação. Esse fato é facilmente constatado nos índices de alguns órgãos, como o SEBRAE, divulgam anualmente, mostrando a alta taxa de mortalidade das empresas brasileiras.
A informação representa hoje como um dos diferenciais competitivos entre as empresas, merece redobrada atenção, desde a sua obtenção até a transformação em conhecimento, materializando dados coletados isoladamente e campactando-os em produtos, para que o gestor desenvolva sua principal função dentro da organização: a tomada de decisão. (Starec, 2012 p. 165).
De pequenas empresas a grandes corporações manter o alto padrão em quesito da informação virou não só questão de sobrevivência, mais também pode ser vista como válvula de escape para aquelas que passam por dificuldades. O planejamento estratégico faz que a empresa olhe para o futuro e vá a seu encontro sem sofrer os percalços ou dissabores de uma caminhada sem bússola ou mapa. Ele necessita da construção de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois da sua elaboração e implementação (Oliveira, 2001). Um planejamento assertivo vem da leitura da história da empresa. A história da empresa é uma unidade (passado, presente, futuro) que convive em um ambiente cheio de variáveis (econômicas, sociais, legais, tecnológicas, financeiras etc.), onde a dinâmica faz com que mudanças e inovações ocorram a cada instante. As organizações perseguem metas e objetivos que podem ser alcançadas de modo mais eficaz e eficiente pela ação conjunta do individuo tais como:
Visão
Segundo Oliveira (2001) visão “são os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo