Gestao Comercial
A cadeia de suprimento se estende desde o fornecedor da matéria-prima destinada á fabricação de um determinado produto até o consumidor final,passando pela manufatura.
SUPRIMENTO DA MANUFATURA:para a fabricação de um determinado produto são nescessários alguns tipos de matéria-prima como,por exemplo,leite para fazer iogurte,plástico ou vidro para produzir garrafas,e alumínio para produzir latas de cerveja.Alguns tipos de indústria ultilizam componentes pré-montados,que são produzidos por outras indústrias.
MANUFATURA:é o processo de fabricação propriamente dito,normalmente envolvendo várias etapas e podendo ser mais o menos complexo,conforme o tipo de produto industrializado.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: uma vez pronto,o produto é despachado para depósitos ou centro de distribuição,para posterior envio ás lojas de varejo.Geralmente,o própio varejista opera seu deposito.Há casoa em que a distribuição é feita a partir de um atacadista ou distribuidor.
VAREJO:as lojas de varejo,podem pertencer a firmas diversas ou,no caso de cadeias varejistas,a uma única empresa.No caso de franquias há uma sitiuação mista,em que as lojas mantêm uma imagem estética e comercial unificada,embora operadas por pessoas juridicas diversas.
CONSUMO: é a gase final da cadeia de suprimento,foco central de todos os seus participantes.
TRANSPORTE:aparece em varias etapas da cadeia de suprimento,deslocando matérias-primas e componentes para a manugatura,levando produtos acabados para os centros de distribuição e destes para as lojas e,em muitos casos,entregando mercadorias diversas nos domicilios dos consumidores.
A IMPORTÂNCIA DA GESTAO DE CUSTOS
Paralelamente,e como na decorrência da forte copetição entre empresas,passou-se a buscar a redução de custos em todos os níveis e de forma sistemátic.Na moderna concepção SCM,a satisfação desses dois onjetivos é considerada um fato consumado,ou seja,admite-se que essa condição já foi plenamente atingida fentro da