Evolução do conceito de Família
O Conceito de família evoluiu e se adaptou conforme as mudanças na sociedade, e para entendermos qual a definição de família na atualidade, precisamos entender seu desenvolvimento histórico.
1. Evolução histórica do conceito de família.
1.1 Antes da Revolução Industrial
A Família é uma instituição em constante mudança e o agravo nessas mudanças teve inicio com a revolução industrial. Antes dessa revolução, enquanto as economias eram artesanais e agrícolas, os papeis dentro das famílias eram subdivididos de tal maneira que, o homem, pai de família, era responsável pelo sustento da sua esposa e de seus filhos. A mulher por sua vez, era responsável por cuidar da casa e de seus filhos. Os filhos homens trabalhavam com o pai, enquanto as filhas ficavam em casa e aprendiam com a mãe como cuidar das tarefas domésticas para se tornarem futuras boas esposas e mães. Ou seja, a família para ser considerada normal deveria ter um homem, uma mulher e filhos exercendo as funções anteriormente citadas. Os filhos só eram considerados legítimos se fossem fruto de um casamento entre um homem e uma mulher.
1.2 Pós Revolução Industrial
Em decorrência de revolução muitas famílias deixaram o campo e se mudaram para as regiões urbanas, e como em muitos casos o salário do “pai da família” não era suficiente para o sustento da mesma, as mulheres e as crianças também começaram a trabalhar. Todo o contexto explicitado favorece a mudança no papel da mulher na sociedade, deixando de ser apenas a pessoa responsabilizada a ficar dentro de casa, para cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos. Esse quadro torna-se mais evidente na década de 1960 com o movimento feminista.
1.3 Com o Movimento Feminista
Com o Movimento Feminista houve a separação da sexualidade da reprodução e a difusão da pílula anticoncepcional, essas fatores fizeram com que a mulher deixasse de ter sua vida atada a maternidade como um destino obrigatório. Isso ampliou a