PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
A padronização é um processo que permite a determinação da concentração exata de uma solução, cuja concentração se conhece apenas com certa aproximação, através da reação de certo volume desta solução com uma Solução Padrão, ou seja, uma solução cuja concentração é perfeitamente conhecida. TAREFA:
Padronize a solução ácida (ou básica) 0,1 mol/L que você preparou anteriormente, por meio de uma titulação com uma solução de base (ou ácido) já padronizada, procedendo da seguinte maneira: Coloque em um erlenmeyer de 250mL, 15mL da solução ácida (ou básica) e 3 gotas do indicador adequado (fenolftaleína se for solução ácida ou vermelho de metila se for solução básica). Com o auxílio de uma bureta, adicione gota a gota, a solução padronizada, sempre agitando o erlenmeyer, até que haja mudança de coloração. Sempre que uma gota de solução proveniente da bureta cair nas paredes do erlenmeyer, interrompa a titulação e arraste a gota com água destilada, utilizando o frasco lavador, para que esta reaja com a solução contida no erlenmeyer. Anote o volume de base (ou ácido) gasto (lido na bureta). Repita a operação três vezes.
QUESTIONÁRIO PARTE 4:
1)
Calcule a concentração média, em mol/L, da solução ácida (ou básica) contida no erlenmeyer.
2)
O que ocorre quando a Solução Padronizada entra em contato com a solução contida no erlenmeyer? Equacione.
3)
Qual o significado da mudança de coloração da solução contida no erlenmeyer, no final da titulação?
4)
Qual a razão de se recolher separadamente, no final da aula, as soluções ácidas de (HCl) 1 mol/L, (HCl) 0,1 mol/L e a solução básica de (NaOH) 0,1 mol/L?
5)
Por que as soluções que sobram na bureta são recolhidas separadamente dos resíduos de ácido e base generalizados?
6)
Por que os conteúdos dos erlenmeyer podem ser descartados na pia?