gestalt
UACEN-UNIDADE ACADEMICA CIENCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CFP-CAMPUS CAJAZEIRAS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: LUISA DE MARILLAC RAMOS SOARES
ALUNOS: EDSON CAZUMBA
FRANCISCO JUNIOR MONTEIRO
QUEGINALDO
MARIA THAMIRES
MIKAELA
A Gestalt ou a psicologia da Configuração
Cajazeiras, 20 de outubro de 2012.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos fazer um breve comentário sobre a Gestalt ou a psicologia da configuração, como também é conhecida, Que surgiu no fim do século XIX e inicio do século XX e teve como principais defensores Wolfgang Kohler, Kurt Koffka e Max Hartmann, evidenciando mais precisamente como ela surgiu, seus representantes, suas leis e a aplicação tanto a educação escolar quanto ao ensino, além de ressaltar algumas criticas relacionadas a ela.
A Gestalt ou a psicologia da configuração
Segundo a Wikipédia Gestalt, é uma palavra alemã sem tradução exata em português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar": a palavra Gestalt tem o significado “(...) de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos”.
A Gestalt é conhecida também como Psicologia da configuração, da forma ou até Psicologia Alemã, desenvolveu- se no fim do século XIX e inicio do XX se impondo contra os behavioristas, que se preocupavam em dissociar o comportamento em seus elementos mínimos (estímulos e respostas) a fim de estabelecer suas relações causais, a Gestalt, preocupa-se em entender os comportamentos como totalidades.
Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou