Racismo Velado
Camila Rosendo do Nascimento
Luzia Maia Azevedo
Psicologia 3NA
Racismo Velado
Jaboatão dos Guararapes,
Oito de Abril de 2014
De acordo com a reportagem, como podemos identificar o racismo velado?
O Racismo Velado é relatado como aquele que as pessoas não dizem com palavras “eu sou preconceituosa”, mas sim em suas atitudes, o que é ainda pior. Além das atitudes, estas mesmas pessoas que agiram de forma racista, foram as mesmas que negaram a diferença de cor quando questionadas pelo repórter. Outros até assumem o preconceito e dizem sem medo que o negro não são pessoas, são animais. O Racismo Velado começa principalmente pelo próprio governo, pois quando pessoas vitimas de racismo prestam queixas, elas não são vista como um crime, muitas vezes esses crimes passam impune por causa do próprio governo.
Aqueles que mais tem informações, procuraram e procuram o Tribunal Internacional para poder provar que foi vitima de racismo, o que é revoltante. Num Brasil que prega a igualdade, nossos governantes, aqueles que deviam nos defender, não cumpre seu papel como deveria ser.
Quais são as atitudes geradoras de filme.
Dois atores se passando por vendedores na rua, onde o branco consegue contato com os motoristas nos carros e vender seus produtos. Já o negro não consegue nem falar com as pessoas.
Um senador que já ouviu comentários racistas em Brasília
Um humorista que não conseguiu cortar o cabelo por causa de sua cor
O trabalhador que sofreu do preconceito dentro de onde ele trabalhava.
Pai e filho que foram abordados por serem negros por policiais
Os atores entram numa loja de automóveis importados, onde o branco é super bem tratado podendo olhar todo o veiculo e o negro demorou mais de dez minutos para ser atendido, precisou ir até lá chamar um vendedor e não teve o mesmo tratamento.
Vários incidentes que aconteceram em partida de futebol.