Internet das Coisas
A internet das Coisas é mais um passo para o desenvolvimento. Podemos chamar de mais uma revolução tecnológica que representa a evolução da computação e tem como objetivo estabelecer uma interação entre objetos inteligentes por meio da Internet. Essa nova tendência da tecnologia da informação, todo dispositivo literalmente, terá um endereço TCP/IP e será capaz de se comunicar, interagir, tomar decisões e operar em conjunto com outros dispositivos sem fios.
A velocidade que isso vai ocorrer dependerá da solução de alguns desafios, de ordem bastante prática. Essas “coisas” como são chamadas é uma representação digital de tudo que existe, o estado em que se encontra e o que podemos fazer com cada coisa, queremos observar e controlar as cosias através da internet e o seu objetivo é conectar tudo que existe, na internet: o planeta e tudo que está nele (incluindo nós mesmos).
Isso seria possível utilizando uma identidade única:
Ex: IPv6
- Obs: IPv6 = 2128 endereços = 3,4 x 1038 = suficiente
No futuro, haverá uma rede composta exclusivamente de objetos em interação, que resultará na automatização de diversas tarefas e trocas de informações.
COMO ELA FUNCIONA?
A Internet das Coisas funciona basicamente através de tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) que utiliza ondas de rádio para enviar informações para leitores RFID que podem estar conectados á internet.
Existem outras maneiras de esse sistema se conectar, também por smartphones e sensores que permitem a comunicação entre máquinas, como sistemas de trânsito, pagamento online e microchips em animais de estimação.
Seu funcionamento pode ser divido em três etapas que são: Identificação – registro de dados e informações para a conexão entre os aparelhos e a internet, feita por rádio frequência (RFID), sensores que detectam mudanças na qualidade física dos objetos e a Miniaturização e Nanotecnologia, na qual pequenos objetos com capacidade de interação se