Gestalt e a pedagogia
As aplicações da descoberta da Gestalt na educação são muito importantes por recusarem o exercício puramente mecânico no processo de aprendizagem. Aplicando a educação das crianças é necessário ensinar-lhes uns conceitos globais que contribuem para o desenvolvimento do intelecto geral, antes de lhes mostrar detalhes, porque quando por menores são ensinados primeiro, nem sempre os alunos conseguem compreender o verdadeiro significativo do que aprendem. Nesse sentido os conteúdos devem ser apresentados de forma integrada e não isolada.
A GESTALT NA EDUCAÇÃO Para os psicólogos gestaltistas toda a percepção é uma Gestalt, um “todo” o qual não pode ser compreendido pela separação em partes, ou seja o “todo” é mais que a soma das partes, A Gestalt encontra nos fenômenos da percepção as condições para a compreeção do comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estimulo irá desencadear nosso comportamento. Os princípios que a Gestalt oferece, auxilia grandemente a compreenção do fenômeno da aprendizagem. De acordo com a psicologia da Gestalt, ha vários modos de aprender.
Aprendizagem por gradação : Se baseia na teoria de que para percebemos as coisas, relacionamos gradativamente as várias partes dessa coisa percebida. O fato da criança inicialmente perceber a “forma total” a “Gestalt” das coisas e estabelecer gradação entre suas partes aconselha o ensino pela apresentação inicial de frases palavras completas para que haja oportunidade de estabelecimento dessa gradação. O ensino de uma consoante em uma só vez dificulta a aprendizagem da criança levando-a a confundi-las.
Aprendizagem por diferenciação : Destaca entre o resto, uma parte do objeto que estamos percebendo, sendo chamados respectivamente de
“figura” e “fundo”. Ao alfabetizar uma criança apresentamos a mesma palavra em sentenças diferentes, para que essa palavra se destaque dentre as demais.