As contribuições de hobbes e rousseau
CAROLINE ASSUNÇÃO*
GLEYCE CAROLYNE*
IZADORA MESQUITA*
JÉSSICA AZEVEDO*
NÁDIA GRACIELLA*
RESUMO
As contribuições de Hobbes e Rousseau diz respeito aos aspectos divergentes entre esses dois contratualistas. Esses aspectos serão mostrados de maneira clara e objetiva, através de uma análise do pensamento de um e de outro, com o objetivo de destacar a oposição de idéias desses dois grandes clássicos.
Palavras-chave: Estado de Natureza; Liberdade; Contrato social.
1 Introdução
A sociedade atual é um modelo de Estado Moderno e, para alcançar esse modelo segundo alguns filósofos teve que criar um contrato social, que estabelece a ordem social antes não imposta pelo soberano, característica do estado de natureza. Apesar do consenso em relação à criação do estado moderno a partir do contrato, há muitas divergências entre as ideias dos pensadores. Jean Jaques Rousseau e Thomas Hobbes serão os pensadores que trabalharemos no desenrolar deste artigo. Ambos são contratualistas, ou seja, acreditam na teoria já mencionada, que consiste na criação de um contrato para a passagem do Estado de Natureza ao Estado Moderno. Por mais que eles sejam da mesma corrente filosófica, Hobbes e Rousseau têm pontos distintos na criação e finalidade do contrato. Através de uma pesquisa bibliográfica para a realização deste trabalho pode-se perceber as importantes contribuições que tais pensadores trouxeram para a sociedade. Quais foram as contribuições que cada filósofo travou para nossa sociedade?
__________
* Estudante do curso de bacharelado em Direito, 2º período
2 Thomas Hobbes
Thomas Hobbes é um contratualista, e afirma que a origem do Estado e sociedade está em um contrato, para entender seu pensamento é necessário tomar por base o estado de natureza hobbesiano. O Direito de natureza, a que os