GEST O ESTRAT GICA DE PESSOAS
Aluno: Reinaldo Cândido de Souza
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
VANTAGEM COMPETITIVA E A GESTÃO DE PESSOAS.
Com relação ás vantagens competitivas e a gestão de pessoas, o autor fala na consistência de obter resultados acima da média e de forma sustentável, em âmbito empresarial. Muitos estudos e formas de administração de empresas resumem-se em considerar fatores externos, estrutura do setor e posicionamento da empresa no mercado como premissas de gestão, concentrando-se exclusivamente nos setores e nos conjuntos de atividades organizadas de uma empresa. A gestão de pessoas é uma função fundamental à compreensão e a geração de propulsores de resultados organizacionais.
Recursos, competências e capacidades.
Na década de 60 e 70, autores discutiam as empresas como conjuntos únicos de recursos produtivos integrados ao longo da histórica organizacional. Tinha-se a visão que era detentora de competências distintivas a serem exploradas para a geração de vantagem competitiva. A partir da década de 80 houve um grande desenvolvimento e o surgimento da questão de noções consolidadas da escola de posicionamento, que nos anos 2000 se torna um corpo teórico no campo da estratégia empresarial. Na prática, firmas de um mesmo setor apresentam desempenho econômico diverso, e isso ocorre porque elas detêm e exploram recursos e capacidades internas heterogêneas, o que as levaria a patamares distintos de resultados. Dessa forma, a teoria dos recursos sugere encontrar-se a fonte da vantagem competitiva, primariamente, no conjunto de recursos e competências controlados pelas bem presas e, secundariamente, na estrutura das indústrias nas quais elas se posicionam. Em sumo analisar estrategicamente os determinantes e fatores externos para determinar os internos.
Visão baseada em Recursos.
O desempenho da empresa depende dos recursos que esta possui e que lhe permitem implantar estratégias diferenciadas. Para melhor entendimento é necessário