GEST O DO CONHECIMENTO
Caroline Joselita Souza Santos
Fernanda Castilho Vital
Valéria dos Santos Tiago Borges
Vanessa de Carvalho Gomes Morelis
ASPECTOS POSITIVOS
Caroline Joselita Souza Santos
RA: 241.029-0
Fernanda Castilho Vital
RA: 234.059-3
Valéria Dos Santos Tiago Borges
RA: 234.076-3
Vanessa De Carvalho Gomes Morelis
RA: 234.063-1
Gestão do Conhecimento
É um recurso estratégico capaz de resolver os problemas de competitividade e inovação das organizações que buscam longevidade e sucesso.
Cada vez mais a ferramenta “conhecimento” se torna fundamental no universo corporativo, pois como todos os outros recursos existentes dentro de uma organização, deve ser muito bem gerenciado, para juntamente, poder contribuir para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
Mas, qual o valor do conhecimento?
Gestão do Conhecimento
A origem da Gestão do Conhecimento
Desde a antiguidade, grandes filósofos como
Sócrates, Platão e Aristóteles se preocupavam com a questão do conhecer, por defenderem que os pensamentos do ser humano segue certas leis ou regras para conhecer as coisas e comprovar se o conhecimento a um determinado assunto é verdadeiro ou não.
Para isto, diferenciaram os tipos de conhecimento, na tentativa de explicar a diferença entre perceber e pensar.
Mas só a partir do século XVII, a atividade filosófica começa a se desenvolver, pelo inicio dos estudos da ciência do conhecimento através de critérios, maneiras e método, a fim de resolver as questões do homem, que tenta provar a veracidade do conhecimento.
Gestão do Conhecimento
As definições trazidas pelos antigos filósofos podem ser trazidas à realidade atual, onde os executivos estão aumentando seus esforços para tratar o conhecimento como um recurso gerenciável.
Mas, se observarmos, parece que falta a esses mesmos executivos o entendimento básico dos elementos de conhecimento da empresa, pois a gestão do conhecimento é um conjunto de práticas gerenciais que busca