Gest o do Conhecimento
PAULO VICTOR DA SILVA SANTINI – RA: 2578463172
ATIVIDADE COLABORATIVA: RELATÓRIO DE CONSULTORIA ÀS CASAS SOBERBA
BAURU-SP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
OBJETIVO 3
PROCEDIMENTOS 4
DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Entendemos que a gestão do conhecimento é considerada um dos assuntos mais analisados pelas organizações nos últimos tempos, tendo em vista os aspectos econômico-político em tempos de globalização.
A forte concorrência e o avanço tecnológico têm exigido cada vez mais das empresas um novo olhar para os principais tópicos da gestão do conhecimento.
Neste relatório, abordaremos o processo de conversão do conhecimento, aplicando na empresa Casas Soberba, que tem como objetivo voltar a ser uma empresa familiar e fidelizar seu cliente.
OBJETIVO
Esta consultoria se baseia no processo de implementação e conversão do conhecimento em uma empresa importante no ramo do varejo, Casas Soberba.
Para isso, utilizaremos o referencial teórico dos processos de conversão do conhecimento (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).
O objetivo deste relatório é demonstrar todos os pontos a serem implantados, modificados e melhorados, para guinar novamente a Casa Soberba, no ambiente competitivo do varejo.
PROCEDIMENTOS
A premissa para o desenvolvimento deste trabalho foi baseada na definição de gestão do conhecimento proposta por CHIAVENATO (2000). De acordo com o autor, a GC é um processo integrado, o qual objetiva a criação, organização, disseminação e fortalecimento do conhecimento para aprimorar o desempenho da organização como um todo.
Nesse contexto, DAVENPORT & PRUSAK (1998) são capazes de enumerar inúmeros princípios da Gestão de Conhecimento. No entanto, no presente trabalho, dentre eles serão contextualizados teoricamente somente aqueles aqui considerados para a busca da recuperação da empresa Casas