Automa O Veicular Apresenta Ao
MAICO CAIGARO
LUCIANO MACHADO ANTUNES
INTRODUÇÃO
A eletrônica nos veículos vem aumentando sistematicamente nas últimas décadas. Os principais objetivos são melhorar o rendimento e eficiência dos motores, reduzir a emissão de gases e aumentar as condições de segurança e conforto para os passageiros. Atualmente, os veículos mais sofisticados utilizam dezenas de micro controladores que gerenciam todo o sistema, como o motor, sistema de freios, suspenção e diversas outras funções. O expressivo crescimento na produção de veículos no Brasil, ultrapassando a marca de 3 milhões anuais, apresenta grandes desafios para a engenharia nacional. Neste cenário, o corpo de engenharia vem aumentando, embora num ritmo menor que a produção. Quando se considera a área de eletrônica embarcada, essa situação é ainda adversa.
Estes elementos motivaram a criação do curso de eletrônica embarcada, e mais especificamente numa disciplina que focasse na eletrônica dos dispositivos que funcionam como sensores e atuadores, principalmente aqueles dedicados ao gerenciamento eletrônico do motor.
Arduino
É um plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar.
É uma aplicação multi plataforma escrita em Java.
Setup – Inserida no início, a qual pode ser usada para inicializar configuração.
Loop – Chamada para repetir um bloco de comandos ou esperar até que seja desligada.
Placa Arduino
Tecnologia CAN (Controller Area Network)
Controle de motores automotivos, junto com Atmel que da suporte à rede CAN com uma ampla tecnologia flash, é uma interconexão e protocolo para comunicação entre o painel do veiculo com a placa que controla os sensores.
Micro controlador PIC(Peripheral Interface Controler)
Micro controlador PIC Um micro controlador é um circuito integrado como se fosse um microprocessador, através dele é possível programar em C, ou Assembly. Assim é possível controlar um hardware