Gest O De Qualidade
1.0- GESTÃO DA QUALIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DE LEITE
A percepção da qualidade de um produto alimentício é o resultado da interpretação de suas características. Nos produtos alimentícios, essas características podem ser:
• sensoriais: são características percebidas e avaliadas pelo consumidor, como cor, viscosidade, sabor, consistência, textura e aparência;
• nutricionais: são características de composição do produto como proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e açúcares;
• higiênicas: são características que determinam a segurança do produto ao consumo, como toxinas microbianas e resíduos de defensivos agrícolas.
Frente à diversidade de características nos produtos alimentícios, a qualidade do produto pode ser avaliada sob dois pontos de vista: objetivo e subjetivo.
Do ponto de vista objetivo, a qualidade do produto refere-se às suas características intrínsecas ou ocultas, ou seja, características nutricionais e higiênicas, que não são percebidas pelos consumidores, mas que comprometem a sua saúde.
Do ponto de vista subjetivo, a qualidade do produto refere-se às características de preferência dos consumidores, tais como forma, cheiro, sabor, textura, praticidade e aparência que, apesar de não comprometerem a saúde e segurança do consumidor, interferem na decisão de adquirir ou não o produto. No entanto, para que seja possível alcançar as características de qualidade do alimento, é necessário que se tenha uma eficiente gestão da qualidade dos agentes da cadeia, comprocedimentos e práticas bem definidos.
A gestão da qualidade pode ser entendida como sendo a abordagem e o conjunto de práticas utilizados pela empresa para obter, de forma eficiente e eficaz, a qualidade pretendida para o produto. Ou seja, a gestão da qualidade parte do princípio de que as características de qualidade do produto sejam atingidas com redução de perdas, desperdícios e, conseqüentemente, de custos.
1.2- Melhorias no controle de qualidade do leite
O leite é um