Gest O De Pessoas
1. Definição
De acordo com o dicionário de administração, gestão pode ser entendida pela definição de administração, ou seja: “conjunto de esforços que tem como objetivo: planejar; organizar; dirigir ou liderar; coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associem para atingir um resultado comum. (LACOMBE, 2004).
Gestão de pessoas é um conjunto de políticas e praticas definida dentro de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
2. Histórico
A administração de pessoal, como ficou conhecida, tinha como funções básicas o recrutamento e seleção de pessoas, que eram desenvolvidos quase que simultaneamente, as pessoas procuravam emprego e se houvessem vagas eram contratadas imediatamente. Esse processo de gestão de pessoas teve origem na década de 30, década que foi marcada pelo início sistematizado e regulado por documentos legais da administração de pessoal, em outras palavras, passa a existir uma legislação trabalhista. Por essa época é criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (hoje, Ministério do Trabalho e do Emprego), que se somava aos esforços legais trabalhistas.
Nesse período, este departamento cuidava basicamente, do que se chamavam rotinas trabalhistas, que se baseava no cumprimento das leis trabalhistas. As tarefas administrativas eram direcionas ao recrutamento, seleção, treinamento, admissão, demissão e folha de pagamento.
3. Recrutamento e Seleção
Recrutamento e seleção são atividades que estão sempre interligadas, é difícil uma separação entre elas embora tenham finalidades distintas.
O recrutamento é o processo de identificação e convocação dos candidatos, dentre estes alguns posteriormente serão contratados pela empresa. A função do recrutamento é principalmente identificar o candidato de acordo com o perfil e as necessidades da empresa e inseri-los adequadamente em um processo de seleção. Esta circunstancia demonstra a interligação