Postgre
Arthur Câmara Souza
Hugo Richard Amaral
Luis Eduardo O. Lizardo
arthurcamara@gmail.com
hucharal13@gmail.com
lizardo.luis@gmail.com
Departamento de Ciência da Computação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Belo Horizonte - Brasil
Resumo:
Desde a década de 90, quando a rede mundial de computadores se tornou popular, o número de usuários vem crescendo cada vez mais. Com isso, as informações armazenadas, gerenciadas e trafegadas também aumentaram. É nesse contexto que o uso de ferramentas para gerenciamento de informações se torna importante. O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) que tem a função de prover meios eficientes e confiáveis para criar e manter um banco de dados. Este artigo expõe as características e vantagens da utilização dessa importante ferramenta open source.
Palavras-chave:
PostgreSQL, SGBD, banco de dados
1. Introdução
Uma das questões importantes no desenvolvimento de qualquer aplicação para computadores que faça uso de um banco para armazenamento de dados é sobre a escolha de um sistema gerenciador de banco de dados, ou SGBDs. Embora possamos administrar e armazenar os dados de formas alternativas, o SGBD é a escolha mais eficiente e também mais compatível com as tecnologias utilizadas no mercado.
Dentre os sistemas mais notórios, o PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional que se destaca pelo código aberto e por ser um dos mais avançados em termos de recursos neste segmento.
Este artigo tem como propósito apresentar o PostgreSQL, ressaltando as suas vantagens e apontando as desvantagens perante outros sistemas similares disponíveis. A partir do histórico do sistema, serão discutidos os recursos oferecidos, as decisões de projeto tomadas e a situação do PostgreSQL na atualidade.
2. História do PostgreSQL
O PostgreSQL é um projeto que foi inicialmente desenvolvido sob a licença BSD