resenha do Livro A República, somente os primeiros 5 primeiros livros
Profº: Danilo Xavier 1º ano
Livro: A República
Livro 1- Ocorriam algumas discussões Céfalo e seu filho, Sócrates. Céfalo expôs sua opinião sobre Sócrates dizendo sobre sua aparência era velha, ele tinha algumas moderações conforme sua idade. Por exemplo: em relação ao amor, sentimentos, uso material, etc. Sócrates afirmou que o justo era o lado bom e o injusto seria o lado mau e ignorante. Eles apontaram que, uma pessoa qualquer que leva uma vida justa tem uma vida limpa e feliz.
Livro 2- Nesse livro aponta que adolescentes que se inspiram em mitos ruins levem uma vida com base neles. Platão diz que, podem existir mitos “feios” e “belos”, e identifica esses mitos falsos e os males. Apesar da existência desses mitos ruins, em outros olhos podem ser bons. Antigamente, na cidade ideal, esses mitos ruins não eram muito aceitáveis e podiam ser “barrado”.
Livro 3- Esse livro é iniciado pelo poeta Hades, que critica que algumas obras de Homero e outros poetas, deviam ser “barrados”. Platão compara a função de um médico com um juiz. Um médico tem função de ajudar uma vida, enquanto o juiz compara a sua vida com a da pessoa sendo julgada.
Livro 4- Sócrates discute sobre a desigualdade econômica de alguns. Por exemplo: os ricos têm sua forma fácil de viver com o poder do dinheiro, que gera, muitas vezes, a preguiça e luxuria. Enquanto o pobre sua forma descuidada e ruim lidar.
Livro 5- Cada livro é seguido do ultimo com o seu tema, ou seja, o segundo está ligado com o primeiro, etc. Platão discute sobre as desigualdades, como a da mulher. O machismo esta mais freqüente , e o sexo masculino é o gênero da humanidade.