Historia dos Banco de dados
A Oracle foi fundada em agosto de 1977, inicialmente foi chamada de Software Development Labs (SDL), uma empresa de consultoria que contava com Bob Miner (presidente), Ed Oates e Bruce Scott (engenheiros de software) no seu primeiro projeto.
Larry Ellison, um dos grandes nomes da Oracle, trabalhava na empresa para a qual a SDL prestava a consultoria.
Este Bruce Scott, é o Scott de ‘scott/tiger’ (Tiger era o nome do gato da sua filha), usado até hoje no sistema gerenciador de banco de dados (RDBMS) desenvolvido pela empresa.
Antes de formar a Oracle, Bob Miner foi gerente de Larry Ellison em um projeto da CIA, apelidado de “Oracle”.
Ed Oates e Bruce Scott fizeram 90% do trabalho de dois anos (desse projeto de consultoria), no primeiro ano, de modo que tiveram o ano seguinte para trabalhar no Oracle. Ed Oates terminou os outros 10% no ano seguinte, enquanto Bob e Scott começaram a escrever o banco de dados Oracle.
Quando concluíram o trabalho decidiram então, que queriam ser uma empresa de produto, em vez de uma empresa de consultoria.
O Oracle é um SGBD Relacional - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (RDBMS - Relational Database Managemente System) e foi um dos primeiros sistemas de banco de dados a utilizar a Linguagem de Pesquisa Estruturada (SQL - Structured Query Language) como interface do usuário sendo, talvez, por este motivo, agora um dos principais sistemas de gerenciamento de banco de dados.
HISTÓRIA DO SQL SERVER
O SQL Server é um SGBD da Microsoft, criado em parceria com a Sybase, em 1988, inicialmente como um complementar do Windows NT, sendo que depois passou a ser aperfeiçoado e vendido separadamente. A parceria com a Sybase terminou em 1994, e a Microsoft continuou a melhorar o programa após isto.
Esse SGBD é dos mais usados no mundo atualmente, tendo como competidores sistemas como o MySQL e Oracle.
O SQL Server tem versões gratuitas e pagas. O preço da versão paga do SQL Server é bem menor que