Cronologia da história de banco de dados
Antiguidade: os seres humanos começaram a armazenar informações há muito tempo. Nos tempos antigos, os sistemas de banco de dados elaborados foram desenvolvidos por órgãos governamentais, bibliotecas, hospitais e organizações empresariais, e alguns dos princípios básicos desses sistemas estão sendo usados ainda hoje.
1960: banco de dados informatizado começou na década de 1960, quando o uso de computadores tornou-se uma opção mais econômica para organizações privadas. Havia dois modelos de dados populares nesta década: um modelo de rede chamado CODASYL e um modelo hierárquico chamado IMS. Um sistema de banco de dados, que provou ser um sucesso comercial foi o sistema SABRE que foi usado pela IBM para ajudar a American Airlines gerenciar seus dados de reservas.
1970-1972: EF Codd publicou um importante artigo propor a utilização de um modelo de banco de dados relacional, e suas idéias mudaram a forma como as pessoas pensaram sobre bancos de dados. Em seu modelo, o esquema do banco de dados, ou organização lógica, está desconectado do armazenamento de informações físicas, e este tornou-se o princípio padrão para sistemas de banco de dados.
1970: Duas grandes protótipos de sistemas de banco de dados relacionais foram criados entre os anos de 1974 e 1977, e eles foram os Ingres, que foi desenvolvido na UBC e Sistema R, criados no IBM San Jose. Ingres utilizada uma linguagem de consulta conhecido como Quel, e isso levou à criação de sistemas como Ingres Corp, MS SQL Server, Sybase, PACE Wang, e Britton-Lee. Por outro lado, o Sistema R usou a linguagem de consulta Sequel, e contribuiu para o desenvolvimento do SQL / DS, DB2, Allbase, Oracle e Non-Stop SQL. Foi também nesta década que Relational Database Management System, ou RDBMS, tornou-se um termo reconhecido.
1976: Um modelo novo banco de dados chamado de Entidade-Relacionamento, ou ER, foi proposto por P. Chen este ano. Esse modelo tornou possível para os designers de