GEST O DE ESTOQUE 1
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GABRIELA RAMOS PAGOTO
MÁRCIO VALADARES DE OLIVEIRA
GESTÃO DE ESTOQUE
VITÓRIA – ES
2013
GABRIELA RAMOS PAGOTO
MÁRCIO VALADARES DE OLIVEIRA
GESTÃO DE ESTOQUE
Trabalho apresentado à Disciplina Metodologia da Pesquisa do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Brasileira – MULTIVIX, como requisito para avaliação.
Orientador: Prof. José Raimundo Rodrigues
VITÓRIA – ES
2013
2
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
O tema escolhido é a gestão de estoque que tem como objetivo planejar, coordenar, direcionar e controlar todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento da sua concepção até seu consumo final. A gestão de estoque visa manter recursos em constante equilíbrio com o nível econômico de investimentos. E isso só é possível mantendo estoques sem grandes volumes, porém com quantidade suficiente e necessária com a demanda do consumo. De acordo com o exposto acima, podemos definir gestão de estoques como as atividades de gerenciamento necessárias para reduzir o desnivelamento entre o fornecimento e a demanda de forma economicamente viável.
1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Diante disso o excesso de estoque representa custos operacionais e capital empatado, já níveis baixos podem ocorrer perdas econômicas e custos elevados devido à falta de produtos. A boa administração dos estoques é de suma importância e complexidade e em muitas empresas essa gestão é negligenciada, limitando decisões e vantagens competitivas. Dessa forma, quais métodos a empresa deve obter para manter o estoque nivelado sem perdas econômicas?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Sugerir um método de planejamento para a empresa obter uma política de estocagem eficiente em todas as áreas que abrangem a gestão de estoque, sendo elas: áreas comerciais, áreas financeiras e áreas de produção.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Controlar a entrada e saída dos materiais, evitando o