Gesso
CIVIL - I
USO DO GESSO
NA CONSTRUÇÃO CIVIL
INTRODUÇÃO
A Gipsita, mineral abundante na natureza, é um sulfato de cálcio hidratado, cuja fórmula química é CaSO4.2H2O, que geralmente ocorre associado à anidrita, sulfato de cálcio anidro CaSO4.
Trata-se de um mineral muito pouco resistente que, sob a ação do calor desidrata-se parcialmente, originando um semi-hidrato conhecido comercialmente como gesso (CaSO4.½H2O).
HISTÓRICO DO GESSO
O gesso é um dos mais antigos materiais de construção fabricados pelo homem, como a terracota e a cal.
Em recentes descobertas arqueológicas, tornou-se evidente que o emprego do gesso remota ao 8º milênio a.c (minas na Síria e Turquia). As argamassas em gesso e cal serviram de suporte em afrescos decorativos, na realização de pisos e mesmo na fabricação de recipientes.
• O gesso foi bastante utilizado na grande pirâmide erguida por Quéops, faraó do Egito, da 4ª dinastia, no ano de 2.800 antes da nossa era, que consiste numa das mais antigas contradições do emprego do gesso na construção, pois sua execução seguiu uma técnica até hoje não esclarecida, nas juntas de assentamento estanques, de precisão, entre imensos blocos de cerca de 16 toneladas que constituem o monumento.
GESSO NO BRASIL
No Brasil, o Estado do Rio Grande do Norte, foi o pioneiro na produção de gipsita e gesso e durante cerca de 20 anos, a partir de
1938, ocupou a posição de maior produtor nacional, sendo as atividades conduzidas pelo Grupo Rosado.
Desde os anos de 1906 que Pernambuco assumiu, e vem mantendo, a posição de maior produtor nacional de gipsita. Isto pode ser explicado pelo fato das suas minas apresentarem melhores condições de lavra (menor razão de mineração e maior pureza de minério).
PRINCIPAIS PÓLOS GESSEIROS DO
BRASIL
PÓLO GESSEIRO DE PERNAMBUCO:
Formado por 47 minas, 80 unidades industriais de calcinação e
234indústrias de pré-moldado, constituindo-se no principal