Equilíbrio
O equilíbrio químico ocorre quando as velocidades direta e inversa da reação se igualam e as concentrações ficam constantes. Os equilíbrios são dinâmicos e sensíveis a mudanças. O princípio de Le Châtelier é utilizado para analisar qualitativamente os efeitos da perturbação sobre o equilíbrio químico.
“Se um sistema em equilíbrio é perturbado por uma variação na temperatura, pressão ou concentração de um dos componentes, o sistema deslocará sua posição de equilíbrio de tal forma a neutralizar o efeito do distúrbio”. Ao aumentar a concentração de reagente ou produto numa reação em equilíbrio, a mesma sofre uma perturbação. Portanto a reação tende a entrar em equilibrio novamente no sentido de reduzir esta perturbação no sistema.
2) Objetivos
Verificar a influência da concentração de íons H+ no equilíbrio das reações. 3) Procedimentos
Preparou-se seis tubos de ensaio e numerou-se de 1 a 6. Após adicionou-se 4,00 mL de solução de cromato de potássio (K2CrO4) aos tubos 1,
2 e 3. E aos tubos 4, 5 e 6, 4,00 mL de dicromato de potássio (K2Cr2O7).
Observou-se suas cores.
Ao tubo 1 adicionou-se 4,00 mL de solução de ácido clorídrico (HCl).
Observou-se e anotou-se os indícios ocorridos, como mudança de cor, formação e precipitado, etc. Adicionou-se ao tubo 4, 4,00 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH). Observou-se e anotou-se os indícios ocorridos, como mudança de cor, formação de precipitado, etc.
Adicionou-se aos tubos 2, 3, 5 e 6, 4,00 mL de solução de cloreto de bário (BaCl2). Em seguida adicionou-se ao tubo 2, mais 4,00 mL de solução de ácido clorídrico (HCl). Ao tubo 3, inseriu-se mais 4,00 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH). Ao tubo 5, acrescentou-se mais 4,00 mL de solução de ácido clorídrico (HCl). E por fim juntou-se ao tubo 6, mais 4,00 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH). Deixou-se os tubos de ensaio em repouso e observou-se o que ocorreu após a adição de cada reagente.
Escreveu-se as equações