Gerência de integração do projeto
Todo o projeto é constituído por um início e um propósito final a ser alcançado. A função do gerente de projeto é avaliar o projeto como um todo, desde o início até o fim, ou seja, avaliando desde os seus requisitos até a sua conclusão. Entre a fase inicial (onde é feita a análise de requisitos) e a fase final (conclusão), existem várias outras fases intermediárias, sendo que estas serão ligadas umas as outras de maneira coerente. Dentre as fases existentes na organização do projeto, existe a gerência de integração do projeto, que é responsável por ligar de forma correta uma fase anterior com sua fase posterior, de maneira a atingir o sucesso na conclusão do projeto.
O projeto baseia-se num esforço temporário pra uma finalidade única. O termo temporário indica que o projeto é constituído de dois pontos, sendo eles um começo e um fim. Dá-se o fim do projeto quando os objetivos do mesmo foram alcançados, ou quando concluiu-se que este é inviável. Todo projeto necessita de uma operação de gerência de projeto para o seu início, desenvolvimento e conclusão. Esta gerência será responsável por criar um cronograma, que deverá ser seguido para atingir o objetivo do projeto.
A gerência de projeto é definida como a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para atingir ou ultrapassar as necessidades e expectativas de pessoas envolvidas no processo (PMI, 2000). Os gerentes de projeto são responsáveis pelo desenvolvimento de planos e cronogramas, supervisionando o trabalho para garantir que este esteja sendo realizado dentro dos padrões exigidos e monitorar se o mesmo encontra-se dentro do prazo e do orçamento.
Os planos e cronogramas são formados por fases interconectadas coerentemente a fim de manter a existência entre elas para alcançar o objetivo final. Sendo elas: * A gerência de escopo, que envolve o planejamento e definição do escopo do projeto; * A gerência de tempo, que é responsável pela definição das