Gerência Administrativa
Histórico de Desenvolvimento da Gerência Administrativa
Nos últimos anos, a UFRGS vem sofrendo redução no quadro de servidores técnico-administrativos. Não existem perspectivas de recomposição dos quadros dos servidores a médio e longo prazo através de concurso público. Este quando for realizado, conforme Decreto 7232/2010, só recomporá o quadro de servidores que se afastaram (por exoneração, demissão), a partir de 30 de Junho de 2010.
Existem mais de 190 solicitações de servidores pelas Unidades Acadêmicas da UFRGS na PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) sem perspectivas de atendimento. As secretarias dos departamentos e de pós-graduação das Unidades Acadêmicas são as mais impactadas pelo volume de novos cursos e de alunos, e pela falta de Recursos Humanos.
Nessa perspectiva, a PROGESP realizou um levantamento da força de trabalho existente. Das Unidades que enviaram os dados concluiu-se que estas possuem menos de 50% da força de trabalho mínima necessária. Sendo que 28% dos servidores estão em desvio de função.
Ao avaliar a situação foi encaminhada ao Fórum dos Assessores, uma proposta de buscar-se uma solução para a falta de servidores. A partir disso, foi constituído um grupo de trabalho, formado por três assessores e a equipe da DIMA/PROGESP, com objetivo de oferecer um modelo de gestão administrativa que encaminhasse alternativas para a falta de servidores.
A Assessoria Administrativa do ICTA participou do processo de construção do projeto para implantação da Gerência Administrativa na UFRGS. Em paralelo iniciou a discussão interna com os setores envolvidos na organização proposta, esboçando um novo organograma que contemplava cumprir metas de excelência em processos. O novo modelo de gestão administrativa oferecia para o Instituto o conceito de prestação de serviço.
O projeto adota o conceito de Núcleo para prestar serviços aos Departamentos, Comissões e outros organismos internos. Coordenados pelo