Gerra fria
Fria
Profª Edna
Iran Dos Santos Reis
N° 29
3°L
Introdução
A Guerra Fria foi o período de tensão que ocorreu entre o final da Segunda Guerra Mundial e a queda da União Soviética (1947 a 1991), marcada pelo estado de tensão entre as duas potências mundiais da época, os EUA (capitalistas) e a URSS (socialista), no qual se confrontavam com doutrinas ideológicas antagônicas destinadas a fortalecer-se a si próprio e a enfraquecer o adversário por meio de constantes dissídios e políticas de alianças, corrida armamentista, mas sem chegar ao confronto armado.
O fim da Segunda Guerra Mundial foi marcado por uma série de inúmeros tratados que dividiram o mundo em duas áreas de influência, uma sob controle capitalista liderado pelos EUA e outra sob controle socialista liderado pela URSS. Na Conferência de Teerã, em 1943, Roosevelt (presidente dos EUA), Stálin (líder da URSS) e Churchill (primeiro-ministro britânico) definiram a fronteira da Polônia em relação à União Soviética, garantindo a esta a anexação dos países bálticos e projetaram a divisão da Alemanha. Vendo próxima a derrota alemã, os três grandes se reuniram de novo na Conferência de Yalta em 1945. Stálin se beneficiou do rápido avanço soviético. Os três anunciaram princípios gerais, como a autodeterminação dos países e a democratização, sem definir qual democracia. Privada de governo, a Alemanha seria dividida em zonas de ocupação, bem como a Áustria; o ocidente admitiu a instalação do governo socialista de Tito na Iugoslávia; a Polônia perdia regiões conquistadas à Rússia em 1921 e receberia compensações em direção ao Rio Oder; os soviéticos se comprometiam a guerrear o Japão em troca de Port-Artur, sul das ilhas Sakhalinas e ilhas Kurilas.
Finda a guerra, parecia muito alto o preço pago aos soviéticos. Em clima de tensão, reuniu-se a Conferência de Potsdam, em 1945, agora com Truman, Stálin e Churchill. Os soviéticos haviam ocupado a maior parte da Europa central; não queriam que