Gerra fria
“a consequência mais importante do final da Segunda Guerra Mundial foi o fim da hegemonia mundial europeia. Estados Unidos e União Soviética passaram a disputar a supremacia econômica, militar, política e cultural.” (ALVES; FAGUNDES, 2010, p. 169).
“superpotência foram criadas criados dois blocos de poder e de atuação internacional, que dividiram o mundo em capitalista e socialista .” (ALVES; FAGUNDES, 2010, p. 169).
“O desenvolvimento do capitalista no ocidente, nesse período, aconteceu diante e em confronto com o crescimento comunista. Da disputa entre os blocos surgiram desde o crescimento econômico, ciêntífico e tecnológico, até as guerras, invasões e disputas mais violentas,” (ALVES; FAGUNDES, 2010, p. 169).
“socialismo impulsionou transformações dentro do capitalismo, mas pagando um preço alto: anos de instabilidade e crise constante que colocavam o mundo diante da expectativa de uma guerra, maior que as anteriores.” (ALVES; FAGUNDES, 2010, p. 169). a ONU nascia com a obrigação de manter a paz mundial, garantir a defesa dos direitos humanos e a igualdade entre os diferentes povos. Embora a ONU tenha nascido com esses objetivos, durante a Guerra Fria, quem ditava o ritmo dos acontecimentos eram os blocos formados e dominados por Estados Unidos e União Soviética. (ALVES; FAGUNDES, 2010, p. 169).
“A União Soviética impôs seu controle sobre os países do leste europeu e os Estados Unidos assumiram a hegemonia política e econômica da maior parte do mundo capitalista, como a Europa Ocidental, a América Latina e o Japão.” (ALVES; FAGUNDES, 2010, p. 170).
“No pós-guerra, o poder econômico, político e militar dos Estados Unidos impôs o dólar como a moeda internacional, e o país assumiu a responsabilidade de prover a liquidez internacional, tornando-se o grande