Gerh
Apelidar de <<estratégia>> a gestão dos recursos humanos não decorre do fenómeno <<moda>> a que se assiste actualmente nalgumas funções da empresa. A noção de <<gestão estratégica de recursos humanos>> (GERH) traduz-se no facto de a função adoptar uma visão dinâmica dos recursos que gere. Isto é, a função deve abranger o planeamento e a implementação de acções coerentes entre si, e o controlo dos resultados. Estas acções correspondem concretamente as missões já referidas.
1-Estratégia para os recursos humanos
A estratégia diz respeito à sobrevivência e ao êxito. Desenvolver uma estratégia significa tomar medidas para garantir que a organização esteja preparada para enfrentar as mudanças que ocorrem no seu ambiente, tirando partido das oportunidades que se lhe deparem, e para sobreviver aos grandes choques que o seu sistema venha a sofrer. Directamente relacionada com a capacidade organizacional, a estratégia está estreitamente ligada às pessoas que constituem a organização e com a sua contribuição para a sobrevivência e o êxito daquela.
A capacidade da organização não aparece por acaso, mas por sensata previsão, programação e acção. Isto aplica-se a toda a espécie de organizações, sejam elas do sector privado, do sector público ou dos sectores não económicos e de intervenção social. Visando a longo prazo, a estratégia é frequentemente negligenciada, pois as organizações estão mais absorvidas pelas tácticas de curto prazo e pelas reacções aos acontecimentos do dia-a-dia. Porém, não dar a devida importância à estratégia constítui um caminho seguro para o eventual declínio e extinção.
Gestão estratégica de recursos humanos
A gestão estratégica de RH de uma empresa consiste no padrão ou plano que integra os principais objectivos, as políticas e os procedimentos, formando uma unidade coerente. Uma estratégia de gestão de RH bem formulada ajuda agregar e a alocar os recursos da