Gerente
CAMPUS SANTA INÊS
CURSO DE ELETROMECÂNICA SUB. 2012.
PROFESSOR FLÁVIO
PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO ELÉTRICO
Santa Inês - MA
2013
Rafael Pessoa
Ronyerison Reis
Wagner Borges
Josiel Araujo
Paulo Henrique
PROCESSO DE SOLDAGEM POR ARCO ELÉTRICO
Trabalho destinado à disciplina de eletromecânica sub. 2012 para obtenção de notas.
Santa Inês- MA
2013.
INTRODUÇÃO
O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão. O arco de soldagem opera entre um eletrodo plano (a peça) e outro cilíndrico (o arame, vareta ou eletrodo), assim a maioria dos arcos de soldagem tem formato aproximadamente cônico e consiste de descarga elétrica sustentada através de um gás ionizado em alta temperatura que produz energia térmica suficiente para ser usado na união de peças por fusão localizada.
Um arco elétrico fornece a energia necessária para cortar e soldar peças com os processos MIG/MAG, TIG e Eletrodo revestido.
Processo de Soldagem TIG
O processo TIG (Tungsten Inert Gás) utiliza como fonte de calor um arco elétrico mantido entre um eletrodo não consumível e o metal-base. A proteção da região que será soldada é feita por um fluxo de gás inerte. A soldagem pode ser feita com ou sem metal de adição e pode ser manual ou automática.
Esse processo foi patenteado no fim dos anos 20 do século XX, porém só começou a ser utilizado comercialmente em 1942, nos Estados Unidos, para a soldagem de ligas de magnésio dos assentos de avião. Devido à dificuldade em estabilizar o arco, que só posteriormente foi superada, utilizou-se o gás hélio e a corrente contínua. Atualmente o processo TIG é o mais empregado na soldagem de ligas de alumínio, de magnésio, de titânio, de aços inoxidáveis, entre outros. A solda produzida é de alta qualidade.
Características de Soldagem do Processo TIG
O processo de soldagem TIG é bastante versátil e permite que as soldagens sejam feitas de forma