Gerente
OBJETIVO GERAL
O presente trabalho visa atender à demanda da disciplina de Processo Administrativo. Abordaremos o conceito de cultura organizacional com o intuito de enfatizar a relevância desta como condição essencial para uma intervenção na organização dentro de um contexto e capaz de promover mudanças nas empresas de forma sólida.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Discorreremos sobre a cultura organizacional dentro da COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS – COPASA.
1 INTRODUÇÃO
Antes de expor sobre cultura organizacional é imprescindível conceituar o termo organização. Para Chiavenato, as organizações “são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, com o fim de atingir objetivos específicos”. Percebemos que nas organizações há uma diversidade muito grande de pessoas com culturas e objetivos específicos. Portanto, é preciso conciliar interesses, vontades, desejos e sonhos para que o objetivo final seja alcançado. É preciso compreender o contexto que ela está inserida; a cultura nacional, inter-regional e local para propor qualquer mudança. Esta, quando proposta e aceita, precisa ser consistente para não cair no fracasso e no descrédito de seus colaboradores.
Um sistema organizacional é um organismo vivo composto por diversos setores, hierarquias, departamentos e divisões que se interagem tornado a organização dinâmica e complexa.
Para satisfazer suas necessidades de pertencer a um grupo social e se autorealizar o indivíduo busca ingressar em um sistema produtivo, onde levará consigo suas crenças e valores que se somarão aos demais integrantes, tornando-se assim um meio complexo onde terão a necessidade de compartilhar, aceitar e dividir seus hábitos e costumes em função de um objetivo comum. Neste sentido, a cultura organizacional surge e existe para fazer com que os funcionários compreendam a empresa e conheça seus princípios.
Complexo, moldado de acordo com o contexto