gerenciar projetos
Por Eli Rodrigues
Afinal, o que é “Gestão de Projetos”? Que tipo de “linguagem” é essa? Por que esse assunto virou moda no mundo inteiro? Neste post você vai finalmente descobrir o que é, para que serve, quais os benefícios, projeção de carreira na área e onde adquirir mais conhecimentos.
O que chamamos de “Gestão de projetos” é o ato de utilizar técnicas para organizar ações visando alcançar um fim específico, seja ele qual for!
Pirâmides de Giza
Desde as civilizações antigas já se fazia projetos. Alguns exemplos são:
a.C., a grande pirâmide de Giza, a Muralha da China;
Nos séculos XV a XIX, as catedrais inglesas, o canal Ellesmer, a grande ferrovia do oeste;
No século XX, a viagem do homem à Lua, a construção da Disney, o primeiro celular, opathfinder foi enviado à Marte.
No século XXI, o iPhone, internet em nuvem, tablet-pcs e o que mais vier.
Por definição, um Projeto é “um empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único” (PMI) ou simplesmente “a concretização de objetivos específicos” (Kerzner)
Primeiro Projeto
A primeira ferramenta para gerenciamento de um projeto foi o Diagrama de Gantt, criado em 1917 por Henry Gantt, que ilustra a duração das atividades do projeto ao longo do tempo e mostra como se concatenam.
A gestão de projetos como conhecemos hoje, no entanto, teve inicio nos anos 1950, quando da realização do projeto Polaris pelo Departamento de Defesa Americano (DoD), tratava-se de um míssil de lançamento submarino.Neste projeto foram criados o CPM (métodos do caminho crítico) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique), que adicionaram ferramentas ao processo de gerenciamento de projetos.
Os benefícios da utilização de métodos padronizados para o gerenciamento são vários, desde a definição de linguagem comum que facilita a comparação e a mensuração de projetos até a possibilidade de compartilhar boas práticas entre empresas. Além de facilitar a