GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS
PROFESSORA VERA
OSASCO
2014
2
Sumário
Introdução
4
Conceitos básicos aplicados à área de custo
5
Demonstração do resultado do exercício
7
Custos de produção
7
3
Introdução
O presente trabalho tem o intuito de conceituar as terminologias de custos, bem como sua aplicação no gerenciamento e controle dos custos de produção, utilizadas nas empresas para a tomada de decisão.
4
Aula-tema: Conceitos básicos aplicados à área de custo.
Sistemas de custo
Para uma implantação eficaz de sistema de custo é necessário seguir algumas diretrizes, bem como investir em capacitação de pessoal, para que o controle de custos seja bem sucedido e atenda aos objetivos da empresa.
Conceitos Básicos sobre os principais componentes do custo:
Custos: gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados pela empresa à comercialização;
Despesas: os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós venda e/ou de administração;
Investimentos: gastos ativados com uma expectativa de benefício futuro;
Perda: representa um gasto voluntário, indesejado; e
Desperdício: representa um gasto que não agrega valor do ponto de vista do cliente.
Existe uma importante diferenciação entre custos e despesas, pois as despesas podem ser debitadas às contas de resultado no período que são pagas ou incorridas, enquanto os custos só são levados a débito de resultados por ocasião da venda do bem ou serviço ao qual estejam associados.
Custos diretos de fabricação: são os custos que podemos identificar como pertencentes a cada produto, como por exemplo, matéria prima, embalagens, etc.
Custos indiretos de fabricação: são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas que necessitam de rateio para serem apropriados aos produtos, como por exemplo, aluguel, pessoal administrativo,