Gerenciamento de varejo, atacado e logística
Varejo: Inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e não-comercial.
TIPOS DE VAREJISTAS: Consumidores podem adquirir produtos e serviços em uma ampla variedade de organizações no varejo. Há varejistas de lojas, varejistas sem loja e organizações de varejo. Os tipos de loja de varejo passam por estágios de crescimento e declínio que podem ser descritos como o ciclo de vida do varejo. O formato de varejo surge, desfruta um período de crescimento acelerado, atinge a maturidade e então declina.
Loja de especialidade: uma linha restrita de produto com uma grande variedade, como lojas de vestuário, artigos esportivos, móveis, livros... Loja de departamentos: várias linhas de produtos ,roupas, utensílios domésticos, sendo cada linha operada como um departamento separado gerenciado por pessoal especializado. Supermercado: operações de auto-serviço relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender necessidades de alimentação, higiene, limpeza...
Loja de conveniência: relativamente pequenas, próximas a áreas residenciais, com horários prolongados e exibindo uma linha limitada de produtos de conveniência e alta rotatividade. Loja de descontos: mercadorias padrão vendidas a preços mais baixos, com margens menores e volume maior. Varejista off-price (de liquidação): mercadorias compradas a valores inferiores aos preços normais de atacado e vendida a preços inferiores aos de varejo ,sobras de mercadorias, pontas de estoque, produtos com defeito obtidos a preços reduzidos dos fabricantes ou de outros varejistas. Superloja: ocupa um espaço médio de 3500m2 de área de vendas, envolve praticamente todos os itens que os consumidores costumam comprar e geralmente agregam outros serviços. Showroom de vendas por catálogo: ampla seleção de mercadorias que são compradas por catálogo ou site.
NÍVEIS DE SERVIÇO: A teoria da roda de varejo explica o