Uva e sua história
2 Historia
O cultivo da uva começou cerca de 6.000 a 8.000 anos atrás, no Oriente Médio. A levedura, um dos primeiros microorganismos conhecidos pelo homem, ocorre naturalmente na casca das uvas, levando a produção de bebidas alcoólicas, como o vinho. Os primeiros vestígios de vinho tinto são vistos na Armênia antiga, onde foi encontrada a adega mais antiga do mundo, datando de cerca de 4.000 a.C.. Por volta do Século IX, a cidade de Shiraz era conhecido por produzir um dos melhores vinhos do Oriente Médio. Assim, tem sido proposto que o nome do vinho tinto de Syrah possui origens em Shiraz, uma cidade na Pérsia, onde a uva foi usada para fazer vinho Shirazi. Hieróglifos no Antigo Egito recordam o cultivo de uvas, e a história atesta também que povos antigos da Grécia, Fenícia eRoma também cultivavam uvas para a alimentação e produção de vinho. Mais tarde, o cultivo de uvas se espalhou pela Europa, norte da África e, finalmente,América do Norte. Uvas pertencentes ao gênero Vitis proliferaram naturalmente nas selvas da América do Norte, e foram parte da dieta de muitos nativos americanos, mas foram considerados pelos colonizadores europeus como impróprio para a produção de vinho No Brasil o cultivo da videira começou em 1535, na Capitania de São Vicente trazida pelos portugueses.
Fruta-símbolo do deus grego Dionísio (Baco, na mitologia romana)
3 Classificação cientifica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Vitales
Família: Vitaceae
Genero: Vitis
Espécie: V. Vinifera
4 A vitaceae é a família da uva, é conhecida como videira ou como vinha ou parreira. Possui um arbusto sarmentoso, escandente, composto por um caule espesso e resistente, no qual se encontram folhas e gavinhas. O cacho de uva é composto de um esqueleto (engaço) e frutos.
5 O fruto O fruto é do tipo baga, de formato ovóide ou globoso, crescem em cachos de 15 a 300 frutos, e podem ser vermelhas, pretas,