Uva-Viticultura
21-06-2012
Maior estado produtor de uva no Brasil, Rio Grande do Sul processou a 2ª maior safra de uva da história este ano. Estoques de vinhos devem somar mais de 300 milhões de litros no final do ano.
A supersafra de uva colhida e processada este ano no Rio Grande do Sul agrava os problemas vividos pelo setor vitivinícola brasileiro. Os vitivinicultores gaúchos processaram a segunda maior safra de uva da história em 2012. Segundo dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) divulgados nesta quarta-feira (20) na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), durante reunião da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, com a presença do secretário Luiz Fernando Mainardi, foram processados 696,1 milhões de quilos de uvas no RS, estado responsável por cerca de 90% da elaboração brasileira de vinhos e 55% da produção de uvas. Este é o volume de uvas processadas pelas vinícolas do RS, sem contar as uvas para consumo in natura, as vendidas para fora do estado e as processadas artesanalmente. O volume de uva deste ano é muito próximo da safra recorde do ano passado, que fechou com a colheita e o processamento de 709,6 milhões de quilos de uva.
Atualmente, as vinícolas instaladas no Rio Grande do Sul possuem 268,9 milhões de litros em estoque. “O volume excedente está mais de 100 milhões de litros acima do normal, que é um estoque de passagem ao redor de 150 milhões de litros”, afirmou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Com a nova safra de uva, que deve gerar 436,4 milhões de litros de vinho e derivados, a projeção é fechar o ano com 306 milhões de litros estocados, o maior volume desde 2009, quando havia um acúmulo de 313 milhões de litros de vinhos e derivados. “A grande safra de uva deste ano coloca o setor em alerta, pois os estoques são ainda maiores. Estamos esperando desde 2010 por medidas de redução dos estoques de vinhos finos e de mesa”,