Gerenciamento de riscos no projeto
Introdução ao tema:
O Capítulo 11, Gerenciamento de riscos do Projeto, descreve os processos envolvidos em identificação, análise e controle dos riscos do projeto. Este capítulo inclui:
1. Planejar o gerenciamento de riscos; O processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.
2. Identificar riscos; O processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação de suas características.
3. Realizar análise qualitativa dos riscos; O processo de priorização dos riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
4. Realizar análise quantitativa de riscos; O processo de análise numericamente quanto ao efeito dos riscos identificados, nos objetivos gerais do projeto.
5. Planejar respostas aos riscos; O processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
6. Monitorar e controlar riscos; O processo de implementação de planos de respostas aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia dos processos de tratamento dos riscos durante todo o projeto.
Gerenciamento de riscos do projeto
Ficha de citação:
Planejar o Gerenciamento dos riscos
“O risco do projeto é sempre futuro” ῀ (p. 226). “O risco é um evento ou uma condição incerta que se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto”. Os objetivos podem incluir escopo, cronograma, custo e qualidade. “Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos”. “A causa pode ser um requisito, uma premissa, uma restrição ou uma condição que crie a possibilidade de resultados negativos ou positivos”. ῀ (p. 226)
“Os riscos que ameaçam o projeto podem ser aceitos se estiverem dentro das tolerâncias