Gerenciamento de Riscos do projeto
”Se você não atacar ativamente os riscos, eles atacarão ativamente você.”
Tom Gilb
Este trabalho tem como objetivo a apresentação das principais ferramentas e metodologias de gerenciamento de riscos em projetos, as etapas do projeto onde o processo é implantado (abrangência do processo) e a metodologia escolhida para ser utilizado no estudo de caso. Esta metodologia incorpora a proposta de análise quantitativa integrando os riscos operacionais e financeiros propondo uma ideia sobre as principais ferramentas e técnicas utilizadas no Gerenciamento de riscos do projeto.
A metodologia de gerenciamento de riscos se inicia com a identificação dos riscos. A equipe do projeto e os principais especialistas são consultados para a identificação das possíveis ameaças e oportunidades do projeto. Os especialistas identificam a probabilidade de ocorrência do risco e seu impacto de forma qualitativa. Em seguida, os riscos são priorizados de acordo com a sua a severidade, que consiste na multiplicação de sua probabilidade e impacto. Essa priorização define quais riscos serão tratados pela etapa seguinte, a análise quantitativa. Apesar de não seguirem para a etapa de análise quantitativa todos os riscos passam pela etapa de planejamento de respostas e monitoramento e controle. Este processo é recursivo e deve ser revisitado ao longo do projeto.
O gerenciamento de riscos proposto pelo PMBoK 4ª Ed., principal guia prático das atividades de gerenciamento de projetos, tem como principal objetivo definir e controlar o processo de planejamento,identificação,análise, planejamento de respostas e monitoramento e controle dos riscos de um projeto. A figura 8 ilustra o processo de gerenciamento de riscos do projeto.
Análise
Qualitativa
Análise
Quantitativa