escrituras
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Escrituração Contábil Regular é uma norma que estabelece critérios e procedimentos a serem desenvolvidos pelas entidades empresariais, demonstrando seus atos e fatos econômico-administrativos e suas movimentações financeiras. É fundamental para o crescimento e bom desenvolvimento econômico da empresa, pois relata, com riqueza e clareza, detalhes e fatos importantes da instituição, tais como saídas e entradas de bens, gastos, lucros, etc.
Os métodos iniciais para a escrituração contábil regular são os livros diário e razão, ambos contêm registros permanentes da empresa, devem sempre expressar o verdadeiro significado das transações, não podendo ser refeitos.
Explicar e esclarecer as necessidades de se manter uma escrituração contábil regular nas micro e pequenas empresas, com o objetivo de pesquisar se as micro e pequenas empresas adotam a escrituração contábil regular, acenando o prejuízo para as empresas que não a possuem e mostrando também as vantagens de manter organizadas as informações da empresa.
Para as pequenas empresas que optam pela escrituração contábil, não apenas pelo fato de estarem obrigadas, há vantagens para o gestor como maior controle financeiro e econômico; comprovação em juízo de fatos que dependem de perícia contábil; distribuição de lucros como forma de diminuir a carga tributária; fácil acesso às linhas de créditos que, geralmente, pedem o Balanço Patrimonial e as Demonstrações de Resultado da entidade.
Opinião do aluno: A contabilidade é uma necessidade à empresa de qualquer porte, porque é um instrumento de defesa, controle e gestão do patrimônio, forma de ter qualidade de desenvolvimento nos resultados, sabendo completamente a utilização nas tomada de decisões.
Opinião do autor: O objetivo deste trabalho procura demonstrar a necessidade das empresas em adotar uma Escrituração Contábil adequada e a contribuição para seu crescimento,