História e Cultura das Artes (Charlot)
Vicent Van Gogh, nasceu no ano de 1853 e faleceu no ano de 1890 com apenas 37 anos. Foi um pintor holandês, conte gorado como um dos maiores pintores de sempre. Foi o impulsionador da pintura de vanguararda. Mas devido aos seus constantes problemas psicológicos como problemas de depressão estes mesmos levaram a este cortar a sua própria orelha.
Van Gogh foi um trabalhador de arte na sua juventude para um comerciante, começou a estudar teologia em Amesterdão, contudo não conseguindo finalizar o seu curso. Este tinha dois irmãos, mas foi com Théo, um destes. que manteve uma excelente relação. E através da correspondência que estes trocavam entre sí, hoje podemos conhecer muitos aspectos da vida deste pintor.
No ano de 1886, Van Gogh foi para Paris, onde teve a oportunidade de conhecer pintores tais como: Toulouse-Lautrec, Paul Gaugnin e Edgar Degas. O estilo impressionista influenciou muito a pintura demonstrada por Van Gogh. Mas farto da vida boemia parisiense, não era o que este queria exatamente, no entanto, decide ir viver no interior de França onde pintou várias das suas obras e quadros até à sua mote.
Van Gogh estudou pintura na cidade de Haia, começando a elaboração de um grande conjunto de pinturas, no seu dia a dia e no cotidiano dos camponeses que observava todos os dias. Mas apenas um quadro em vida este conseguiu vender nesta cidade de Haia, por 400 francos, intitulado a "Vinha Encarnada".
Gauguin na altura até chegou a planear com Van Gogh a abertura de um centro artístico, porém, depois de vários desentendimentos, este voltou a Paris. Depois da partida do seu amigo pintor, Van Gogh comoçou a apresentar sintomas graves de depressão com fortes e violentos ataques, chegando mesmo a corta a sua própria orelha.
Estes problemas