GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A GESTÃO PÚBLICA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO IV
PROFESSORA: LUZIANA QUEIROZ
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A GESTÃO PÚBLICA
Cláudio Vicente de Almeida
Graduando em Administração Pública pela UFRN. Email: claudio.piston@hotmail.com
Luís Gomes
2012
Introdução
O problema referente ao gerenciamento e má disposição final dos resíduos sólidos atinge atualmente todas as cidades brasileiras. Perpassa desde as pequenas a grandes cidades, as mesmas não dispõem de espaços adequados ou tratam seus resíduos.
Esse mau gerenciamento dos resíduos causa problemas de acumulo de lixo em locais impróprios, criação de lixões, contaminação de águas subterrâneas, problemas de estética e outros. A sociedade como um todo partindo de governantes a pessoas comuns não podem mais ficar de braços cruzados frente a essa problemática.
O presente trabalho trará considerações acerca dos resíduos sólidos, conceituando, classificando-o e quantidades geradas. Mostraremos as principais formas de gerenciamento, além do quadro brasileiro em termos de tratamento de resíduos.
Se continuarmos a consumir e descartar nessa velocidade e de forma crescente sem duvida que os sistemas não suportarão por muito tempo. A gestão publica precisa investir em processos de Educação e Conscientização Ambiental, além de políticas de gerenciamento de resíduos. Assim o gestor público torna-se figura ímpar nesses novos desafios impostos pelos problemas atuais, ele será o agente que promulgará as mudanças exigidas pelas novas leis. O objetivo maior deste trabalho é demonstrar o quão importante à gestão pública se faz em relação ao gerenciamento de resíduos, podemos dizer ainda que, para conseguirmos implantar de maneira satisfatória qualquer programa de gerenciamento de resíduos precisamos de significativa colaboração da gestão pública, seja com disponibilização de recursos, de áreas, de