maquinas operatrizes
Também conhecidas como máquinas ferramentas, fabricam peças de diversos materiais (metálicos, plásticos, de madeira, etc.) por meio de movimentação mecânica de um conjunto de ferramenta.
A que se destaca entre todas, por ser a mais antiga e dar origem a outras máquinas, é o torno mecânico, porém existem diversos tipos de máquinas operatrizes. Veja alguns exemplos dessas máquinas:
Torno mecânico
É uma máquina extremamente versátil, usada na confecção e acabamento de peças com as mais diversas formas.
Fresadora
Máquina originada do torno mecânico. Ela foi criada depois de certas dificuldades em se conseguir executar determinados tipos de usinagem em seu antecessor. Sendo assim, a fresadora é um equipamento especializado em cortar a matéria prima.
Furadeira
Uma máquina ferramenta que fura, alarga escaria, rosqueia e rebaixa utilizando peças macho.
Aplainadora mecânica
Conhecida também por plaina limadora é outra máquina operatriz derivada do torno. Foi desenvolvida para resolver alguns problemas ocorridos em peças e componentes mecânicos retos.
Retificadora ou Retífica
Também originadas do torno mecânico. São máquinas especializadas em retificar e polir peças e componentes cilíndricos ou planos.
Atualmente a tecnologia utiliza muitas máquinas para a confecção de outras, além das citadas acima, porém estas foram as que deram início as demais.
Bromo: Caracteriza-se por sua elevada capacidade de oxidação, responsável pela facilidade para combinar com outros elementos e dissolver-se em numerosos compostos orgânicos, como álcool, o clorofórmio e o tetracloreto de carbono. A propriedade oxidante do bromo é também responsável pela liberação de uma elevada quantidade de calor em reações com determinados elementos, como o fósforo e o alumínio, com risco de explosões. Combina-se com o hidrogênio ao rubro (formação de Hbr) e destrói certos compostos hidrogenados, principalmente matérias orgânicas.