Gerenciamento de resíduos na construção civil
Samalei L. N. Malheiros Da Silva – 201020970
Paulo Gustavo Batista Teixeira – 201020852
Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil
Ciências Jurídicas e Sociais
8º Período de Engenharia Civil Professor: Jovanir Lopes Dettoni
PORTO VELHO
JUNHO 2014
Gerenciamento de resíduos na construção civil
Gesson Magalhães – 201020951
Samalei L. N. Malheiros Da Silva – 201020970
Paulo Gustavo Batista Teixeira – 201020852
Resumo:
Palavras chaves:
Título em inglês
Abstract:
Key-words:
1. Introdução
O crescimento das cidades brasileiras estimulou o aumento e consequentemente o desenvolvimento da construção civil, onde em contrapartida aos avanços econômicos, notamos também a preocupante ocorrência de impactos ambientais negativos para desenvolvimento das cidades, em que a grande produção de resíduos da construção civil (RCC’s) sem a realização de um projeto de reaproveitamento adequado destes, corrobora para o aumento da contaminação ambiental.
Desta maneira, versando ampliar a discussão acerca da preservação ambiental, a partir do reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil, este artigo tem por objetivo, estimular a realização da gestão dos RCC’s em canteiros de obras com condições que propiciem um desenvolvimento socioambiental sustentável.
2. Construção civil e o meio ambiente
Um dos mais importantes setores da economia, a construção civil é fundamental ao desenvolvimento do país, porém é o setor que mais impacta e acentua a degradação do meio ambiente devido, principalmente, a grande geração de resíduos.
A Pesquisa internacional realizada pela Civil EngineeringResearch Foundation (CERF), entidade ligada ao American Societyof Civil Engineers (ASCE) dos Estados Unidos, revelou que a questão ambiental é uma das maiores preocupações dos líderes do setor, logo atrás de informática. A pesquisa aponta também que o