gerenciamento de residuos da construcao civil
PROJETO INTERDICIPLINAR IV
TEXTO BASE 1
FONTE: Revista Brasileira de Ciências Ambientais - Número 15 - Março/2010
Wilson Marques Silva Mestre, Universidade Federal de Goiás.
Regis de Castro Ferreira Doutor, Universidade Federal de Goiás.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO COMO BASE, SUB-BASE E MISTURA BETUMINOSA EM PAVIMENTO URBANO
A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e vem desenvolvendo-se nos últimos anos devido ao aumento acentuado da população, principalmente, nos grandes centros urbanos; por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. Estima-se uma geração de resíduos muito variáveis, onde os valores encontrados em biografias internacionais variam de 163 amais de 3000 kg/hab. ano, e os valores típicos são estabelecidos na faixa de 400 e 500 kg/hab. ano, que são valores iguais ou superiores aos do lixo urbano (JOHN 2000). Uma das linhas de pesquisas dentro da engenharia do meio ambiente e do setor da construção civil são a valorização e utilização de RCD (resíduo de construção e demolição) no desenvolvimento de materiais de construção civil. Outra é a da valorização, desenvolvimento e utilização de materiais de construção alternativos provenientes de recursos renováveis e debaixo consumo de energia que tenham baixa toxicidade e que não gerem poluentes.
Nos RCD são encontrados normalmente restos de argamassa, concreto, materiais cerâmicos, materiais metálicos, madeiras, vidros e materiais plásticos. Os restos de argamassa, concreto e materiais cerâmicos, encontrados em maior volume, podem ser adicionados a matrizes de concreto ou solo-cimento, e a grande maioria dos outros resíduos podem ser reciclados, como por exemplo plásticos e madeira.