Gerenciamento de residuos radioativo
Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 11 junho 2010
LAJES MACIÇAS
Lajes são elementos planos, em geral horizontais, com duas dimensões muito maiores que a terceira, sendo esta denominada espessura. A principal função das lajes é receber os carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis e equipamentos), e transferi-los para os apoios. Apresenta-se, neste capítulo, o procedimento para o projeto de lajes retangulares maciças de concreto armado, apoiadas sobre vigas ou paredes. Esses apoios são admitidos indeslocáveis. Nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
11.1
VÃO LIVRE, VÃO TEÓRICO E CLASSIFICAÇÃO DAS LAJES No projeto de lajes, a primeira etapa consiste em determinar os vãos livres
(0), os vãos teóricos () e a relação entre os vãos teóricos. Vão livre é a distância livre entre as faces dos apoios. No caso de balanços, é a distância da extremidade livre até a face do apoio (Figura 1). O vão teórico () é denominado vão equivalente pela NBR 6118:2003, que o define como a distância entre os centros dos apoios, não sendo necessário adotar valores maiores do que: em laje isolada, o vão livre acrescido da espessura da laje no meio do vão; em vão extremo de laje contínua, o vão livre acrescido da metade da dimensão do apoio interno e da metade da espessura da laje no meio do vão.
USP – EESC – Departamento de Engenharia de Estruturas
Lajes maciças
Nas lajes em balanço, o vão teórico é o comprimento da extremidade até o centro do apoio, não sendo necessário considerar valores superiores ao vão livre acrescido da metade da espessura da laje na face do apoio. Em geral, para facilidade do cálculo, é usual considerar os vãos teóricos até os eixos dos apoios (Figura 1).
Figura 1 – Vão livre e vão teórico
Conhecidos os vãos teóricos considera-se x o menor vão, y o maior e
=