Cartilha Informativa sobre: O Meio Ambiente e o gerenciamento dos resíduos Químicos, Biológicos e Radioativos.
Disciplina: Biossegurança
Professor:
Curso: Radiologia
Teresina
2013
Resíduos: são materiais considerados sem utilidade por seu possuidor. São residos considerados sólidos, semi-sólidos e líquidos, são resultantes de atividades industriais, suas características, apresentam periculosidade efetiva e potencial a saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio publico e privado, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição.
Resíduos sólidos de serviços de saúde são detritos gerados nos estabelecimentos de saúde durante a prestação de serviços assistenciais e de diagnósticos, podendo torna-se risco a saúde devida suas características.
Esse lixo representa grande período a saúde uma vez por estar contaminados com micro-organismo causadores de doenças. OBJETIVOS EM RSS (Resíduos Serviço Saúde):
Minimizar a produção de resíduos, proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de formas eficientes, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. ARMAZENAMENTO DO LIXO:
Consiste na guarda dos recipientes contendo os resíduos acondicionados.
MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA:
O pessoal envolvido diretamente com o gerenciamento de resíduos deve ser mantido sob educação continuada para as atividades de manejo de resíduos.
CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS:
Grupo A:
Resíduos infectantes são matérias perfuro cortantes ou escarificantes exemplos: placa e laminas de laboratórios, carcaças, peças anatômicas, tecidos e bolsa transfusionais.
Grupo B:
Resíduos químicos são aqueles que contêm substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade.
Grupo C:
Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclideos em quantidades superiores