Proteção 50-51
Este trabalho tem o objetivo de verificar e avaliar o aprendizado do aluno em relação ao conteúdo de ensino Filosofia de Proteção e Proteção de Sobre corrente dos Motores de Indução.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
O aluno deverá especificar um motor e projetar corretamente a proteção de sobre corrente de um motor de indução utilizado para acionar uma correia transportadora de 300 metros de comprimento que eleva uma carga de 300 ton/hora a uma altura de 10 metros. Esta correia transportadora possui uma largura de 100 cm e gira a vazio a uma velocidade de 200 metro/mim. Para especificar o motor o aluno deverá utilizar o catálogo de Motores Trifásicos da WEG. As curvas tempo corrente dos relés de sobre corrente estão especificadas no estudo do site abaixo: http://143.107.235.69/index.php?Itemid=18&catid=8:protecao-digital-de-sistemas-eletricos-de-potencia&id=19:reles-de-sobrecorrente&option=com_content&view=article Este motor deverá ser instalado em um barramento de 440 Volts cujo MVA de curto circuito vale 15 vezes a potência nominal especificada para o motor.
INTRODUÇÃO
Trataremos a seguir detalhadamente dos elementos de proteção dos sistemas elétricos.
1 Motores elétricos
Os motores elétricos convertem energia elétrica em energia mecânica. O processo de conversão de energia dos motores de indução baseia-se na lei de indução de Faraday e na lei de Lenz. Um motor de indução é um motor elétrico que funciona somente em corrente alternada, é utilizado em instalações industriais devido à sua simplicidade, robustez, durabilidade e pequena necessidade de manutenção. Normalmente, cerca de 60 % da carga de uma instalação industrial é constituída por motores de indução, enquanto que, considerando a carga total em regiões industrializadas, os motores de indução são responsáveis por cerca de 40 % dessa carga. Por essa razão, os motores de indução são também chamados motores