gerenciamento de projetos
Segundo Slack, Chambers e Johnston, “um projeto é um conjunto de atividades que tem ponto inicial e estado final definidos, persegue uma meta definida e usa um conjunto definido de recursos.” A partir desta definição, pode ser entendido que projeto é um processo único e temporário com várias atividades, para alcançar um objetivo final, dada as limitações de custo, tempo e recursos.
Para que um projeto seja bem-sucedido é necessário um gerente de projeto, que coordene os esforços de cada individuo dentro da organização. É função deste, alocar os recursos, os equipamentos e as pessoas. Alcançar o sucesso do projeto é uma função desafiadora dentro da Engenharia de Produção.
Algumas características são importantes para um gerente de projeto eficaz, como conhecimento e experiência, tanto estratégica quanto de liderança, e habilidade gerencial e com as pessoas.
De acordo com a ISO 10006, gerenciamento de projetos são “atividades de planejamento, organização, supervisão e controle de todos os aspectos do projeto para alcançar seus objetivos”.
Apesar de todas as limitações internas e externas é possível atingir a qualidade que garantira o sucesso do gerenciamento de projetos, e posteriormente, do projeto. O gerenciamento de projetos pode ser dividido em processos, que são o conjunto de atividades inter-relacionadas que transformarão os insumos no produto do projeto. Existem dez grupos de processo: estratégico, interdependências, escopo, tempo, custo, recursos, pessoal, comunicação, risco e suprimentos.
2. Objetivo
O escopo de um projeto expõe seu conteúdo de trabalho e seus produtos e resultados.
O escopo do projeto em questão foi estabelecido pelo professor da disciplina, e nele foi definido que deveria ser elaborado um projeto de uma casa térrea, a qual deve estar situada em um terreno de 20m X 50m e que tenha uma área total entre 150 e 250m². A casa projetada deve obrigatoriamente conter: duas suítes, sendo uma delas com