Gerenciamento de processos
KPMG Business Magãzine
Como assunto principal, temos “Uma nova cultura em processos e projetos” no qual se relata os tópicos principais do desenvolvimento e gerenciamento/gestão de processos e suas dificuldades relacionadas às culturas empresariais em função dos objetivos estratégicos e projeção produtiva.
É importante focar a dificuldade em que as organizações ainda têm para implementar todas as etapas e obter o melhor desempenho através de ferramentas e mecanismos que reduzam erros e possibilitem a obtenção dos resultados planejados.
As pesquisas mostram que grande parte das empresas adota uma gestão funcional e consequentemente sem visão do processo do princípio ao fim resultando no recurso e na cadeia de comando com responsabilidades muitas vezes prejudicadas por uma pressão natural de hierarquias, onde o relacionamento cliente – fornecedor fica invisível.
Em pesquisa da KPMG, aponta que a minoria das empresas adotam ferramentas para gestão de demanda, sendo esta, o que define quando devem ser realizadas ações de melhoria, auditorias etc. relacionadas ao bom desempenho generalizado com foco no “cliente-fornecedor”.
As tomadas de decisão e definição para implantação de projetos de sucesso dependem ainda de serem planejados com processos formalizados, ferramentas como, por exemplo, BPM (Business process management) e sem dúvida a cultura e apoio da organização onde desde a diretoria até as áreas operacionais apoiam o cronograma físico financeiro com monitorado.
Conclusão:
A conclusão extraída deste artigo pode ser apoiada totalmente e/ou criticado em pontos genéricos e específicos.
De forma genérica o desenvolvimento de um projeto de sucesso depende da maturidade do gerente de projeto e da empresa onde se tem uma distribuição responsável de atribuições.
Quanto maior a distribuição de responsabilidades, maior a possibilidade de especificar todos os processos envolvidos, evitando assim surpresas indesejáveis.