gerenciamento de processos de negócios
O presente trabalho refere-se ao gerenciamento de processos de negócios visando criar e operacionalizar fluxos de trabalho.
O mesmo une gestão de negócios e tecnologia da informação. Essa, inclusive, é a principal diferença entre a Gestão de Processos de Negócios (BPM) e os tradicionais métodos de qualidade total. Inicialmente, o Gerenciamento de Processos de Negócios tinha foco na automação dos processos de negócio utilizando essa tecnologia, porém com o passar o tempo passou a integrar as interações humanas.
A utilização do BPM, ao longo dos últimos anos, vem crescendo de forma bastante significativa, dada a sua eficiência e rapidez que melhora os processos nas empresas em que foi implementado.
DESENVOLVIMENTO
Processo pode ser conceituado como um conjunto de atividades relacionadas que tem o objetivo de atingir um resultado. Segundo THOMAS H. DAVENPORT, “processo é o conjunto de atividades estruturadas e medidas destinadas a resultar um produto especificado para um determinado cliente”. Na década de 80, a Gestão pela Qualidade Total era prioridade das organizações em todo o mundo. Já nos anos 90, Michael Hammer e James Champy lançaram o artigo “Don’t automate, obliterate” pela Harvard Business Review. Esse artigo marcou a Reengenharia de Processos. Em 2006, Howard Smith e Peter Fingar lançaram o livro “Business Process Management: The Third Wave”, introduzindo os conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócios. O mesmo então se tornou um assunto de grande importância no mundo corporativo. O Gerenciamento em Processos de Negócios ou também chamado de BPM (em inglês, Business Process Management) é um conceito queune gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das empresas. É o alcance dos objetivos de uma organização por meio de melhoria, gestão e controle de seus processos de negócios. O Gerenciamento de Processos de Negócios utiliza as melhores práticas de gestão, tais como: o